quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FESTA DE PADRE EUSTÁQUIO


Demorei para escrever mas agora vai. 


Uma festa que acontece em varias cidades do Brasil como, Belo Horizonte,Romaria,Divinópolis, Poa\SP, entre outras. Padre Eustáquio faleceu no Hospital Alberto Cavalcanti, onde ate hoje se encontram preservados os móveis da época de seu falecimento. Tornou-se símbolo da fé religiosa, ao longo de sua atuação, promovendo curas e distribuindo bênçãos pelos vários lugares por onde passou. Após sua morte, foi atribuída a ele, entre outros milagres, a graça da cura de um câncer, em um de seus devotos.Padre Eustáquio faleceu em 30 de agosto de 1943, a partir desta data milhares de fiéis participam de peregrinações para reverencia-lo, que em sua trajetória sacerdotal deu testemunho de fé e amor a Deus, distribuindo bênçãos pelos vários lugares por onde passou, saudando as pessoas com a frase “saúde e paz”, frase que virou simbolo de fé e caridade alem de sua marca apos sua morte. Em 2005 a beatificação de Padre Eustáquio foi aprovada pelo Vaticano, sendo beatificado na festa de Corpus Chisti de 2006 realizada no Mineirinho.


Vinicius Mazzinghy\ Álbum Pessoal

Em Belo Horizonte a Festa de Padre Eustáquio ocorre  todos os anos na Paroquia dos Sagrados Corações ( Igreja Padre Eustáquio ) no dia 30 de agosto, dia da morte do Beato, aonde ele é homenageado. A festa tem inicio pela manha com abertura da missa da manha, as missas ocorrem de duas em duas horas, sendo uma delas do Bispo Dom Walmor e outra de Dom Serafim, alem de em algumas ocasiões os bispos auxiliares celebrarem  A festa conta com confissão durante todo o dia aonde padres de todo o pais auxiliam para atender os fieis.

Porem o principal da festa é Padre Eustáquio e neste dia ele tem realmente seu espaço, a paroquia possui um museu que funciona de Terça a Domingo, com roupas e objetos do beato, no dia da festa varias pessoas procuram benção e curas. A paroquia também possui um memorial aonde se encontram os restos mortais de Padre Eustáquio e fica aberto todos os dias, apesar de todos saberem que ele esta neste memorial e receber varias pessoas neste dia, o tumulo de sua congregação no cemitério do Bonfim aonde ele foi sepultado inicialmente tem grande movimento nesse dia.

Vinicius Mazzinghy\ Álbum Pessoal

Vinicius Mazzinghy\ Álbum Pessoal


Mas nenhuma festa esta completa se não tiver barraquinhas e diversão. Na festa de Padre Eustáquio não é diferente anualmente barracas são colocadas na praça, salão comunitário e ruas laterais. As barracas vendem alimentação, bijuteria, artesanato, roupas alem de artigos de Padre Eustáquio. 
Porem nem todo evento é perfeito, a festa de Padre Eustáquio possui também alguns problemas, muitos deles de vários anos, como uma corrente que impede os carros diariamente de ter acesso a praça e não é retirada no dia da festa podendo provocar acidentes ou problemas de acessibilidade, outro problema seria o a organização das barracas, desvalorizando os barraqueiros da rua Castigliano. Apesar deste e outros problemas a Festa de Padre Eustáquio ja é tradição em Belo Horizonte, seja Católico Romano ou não, todos participam de alguma forma levando a mensagem de "Saúde e Paz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário