quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Teófilo Verbist

Oi pessoal demorei mas aqui estou eu de novo. Acabei de digitalizar um texto bem antigo que um padre aqui da congregação escreveu sobre o fundador Teófilo Verbist. Devido ao texto ter sido escrito por um missionário aqui no Brasil ele possui vários erros de português de conjunção verbal e ortográfica porem deixei ele original para valorizar o documento. 

O texto é um pouco grande mas vale a pena ler! A historia de Teófilo de dedicação e fe para ser missionário é muito linda! 


"No dia 28 de novembro de 1868, nasceu na Bélgica uma congregação missionária.

A Congregação Missionária do Imaculado Coração de Maria (CICM), a Congregação de Sheut.
Hoje a congregação é internacional.

Sonho de um homem o sacedote Teófilo Verbist, fundador da congregação.

Sonho sonhando junto com o primeiro colega e amigo, Aloísio. Sonho dos primeiros colegas. Sonho de equipe.

Sonho sonhando ao longo destes 130 anos nos vários continentes.

Sonho continua por nos, missionários CICM no Brasil desde 1963.

Porque não seria
O seu sonho¿
A Família Verbist
                Uma Família Bem Religiosa
Deus não aepende das famílias para fazer os apelos dele.
Ele chama quem ele quiser. Quando ele quiser. Dondo ele quiser.
No entanto, é verdade, é mais comum surgir vocações sacerdotais e religiosas, dentro de famílias religiosas.
Assim aconteceu com a vocação de Teófilo Verbist, fundador da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM), também chamada, Congregação Missionária de Sheut.
O pai de Teófilo, Guilherme Verbist, era um homem de negócios. Ele se casou em 1813 mas a esposa faleceu  6 anos depois. Tiveram um filho.
Um ano depois, Guilherme se casou de novo. Deste casamento nasceram 6 filhos. Teófilo e Edmundo,gêmeos, nasceram no 12 de junho de 1823 em antwerpen, centro portuário e comerçante do pais.
A Família era classe media. Guilherme era um homem de negócios bem succedido. Era trabalhador e honesto. A esposa, Catarina, também era uma mulher estudada, educada. Uma mulher de cultura, consciente do seu valor.
A família era marcada por um espírito profundamente cristão. Como o pai estava muito ocupado com os seus negócios, a mãe cuidava duma mão firme da educação dos filhos. Embora que a família desfrutava dum certo bem estar, a bondade e a simplicidade não deixavam de ser as marcas importantes do lar.
Sobre a infância de Teófilo e Edmundo, os quarto e quinto filhos, poucos detalhes são conhecidos. So se sabe que Teófilo era mais experto, mais vivo do que o irmão dele. Era também mais explosivo. Ate os 7 anos, eles estudavam em casa com uma professora particular. Depois foram no colégio dos padres jesuítas perto da casa deles. Depois  de uns anos, os dois foram para o seminário menor de Mechelen a 25km de Antwerpen. Eles estudaram as línguas clássicas, latim e grego, e se formaram para a vida num clima que eles tinham conhecido na casa deles.
Se conta que Teófilo expressou o desejo de ser missionário mas desistiu quando a família se opus. Teófilo terminou seu segundo grau em 1842 e decidiu então de ser sacerdote na diocese. Seu irmão optou pelos estudos de direito e foi para a universidade. Depois de dois anos de filosofia no seminário menor , Teófilo começou a sua teologia na seminário maior de Mechelen.O espicopado belga dava muita importância para a formação do clero. Estudo, disciplina e piedade eram os pilares da formação, visando o esquecimento de si-mesmo, a preocupação com as almas e o zelo apostólico. No dia 18 de setembro de 1847 Teófilo é ordenado Sacerdote.
                               BELGICA, CATOLICA E MISSIONARIA

Para entender bem a vida e a obra de Teófilo Verbist, é bom coloca-nas no contexto histórico da Bélgica e dentro do corrente missionário do século XIX.
Quando Teófilo Verbist nasceu em 1823, a Bélgica ainda não existia como um pais independente. Desde os meados do século XV, a  “Bélgica” já tinha pertencida a Áustria, Espanha, França. Cada época deixou as suas marcas religiosas.
Em 1823 , ano do nascimento de Teófilo, a Bélgica era unida a Holanda mas os belgas se revoltaram e a França e a Inglaterra obrigaram a Holanda de dar a independência em 1830.
Nem as guerras religiosas ente católicos e protestantes (século XVII), nem  a revolução francesa (1797) com as idéias laicizastes, nem a perseguição do clero que não aceitava a idéias novas oriundas da revolução, nem a supressão das ordens religiosas, nem a dominação religiosa do imperador austríaco, nem a influencia calvinista da Holanda, nem a influencia crescente da maçonaria, conseguiram a tirar a fé e a devoção do coração dos belgas, católicos e piedosos...e missionários também /.
Desde que os navios espanhóis e portugueses cruzaram os mares e conquistaram novas terras para “ o rei e para cristo “, sempre houve jovens belgas a bordo para a obra da evangelização. A maioria deles pertencendo aos jesuítas e aos franciscanos. O século XIX foi o grande século missionário na Europa.(ligado com a industrialização e o expansionismo colonial) centenas de jovens belgas foram entrando nas novas congregações que surgiram / Missionários do Espírito Santo (1803) , Maristas (1824) , Verbo Divino ( 1875) ... ou
Outras surgiram no inicio da vida sacerdotal de Teófilo, 1852, fundação das Missões estrangeiras de Milano, 1855 fondação das missões setrangeiras de Genova e a fundação dum instituto missionário na Irlanda,1857,criação dum seminário americano em Leuven (Bélgica) Bem que estes institutos aceitavam belgas também, aos poucos se fez sentir o desejo de ter uma congregação missionária da Bélgica mesmo. E neste clima missionária e affirmaçao nacional, que o jovem Teófilo se ordenou e começou sua vida sacerdotal.

O DESAFIO DA CHINA

Para entender  a preferência pela china no sonho missionário de Teófilo, é necessário entender aquilo que tinha acontecido na China na primeira metade do século XIX.
Quando a Europa ainda vivia na época dos bárbaros, a China já era um continente civilizado. Os Chinese já tinham feito descobertas tecnológicas avançadas, inventando a bussola, a pólvora, o papel e a imprensa, bem antes dos europeios. A China era um pais de cultura. Os primeiros contatos regulares entre a China e  a Europa eram contatos comerciais. Em 1555 os portugueses tinham fondado uma colônia em Macau e tinham obtido a exclusividade do comercio com a Europa. Poucos anos depois os primeiros missionários desembarcaram  na corte imperial da China. Eles fizeram uma tentativa de dar um rosto mais chinês a religião católica que acabaram de introduzir em China.Devido as rivaldades e brigas entre os institutos missionários, esta experiência de inculturação foi proibida e entrou na historia como “ A guerra dos ritos”.
Depois  do Portugal, outros países começaram a se interessar pela China França,Inglaterra,Rússia e os Estados Unidos. Em 1820 a China fechou as fronteiras para a penetração européia, so a Inglaterra teve o privilégio de fazer o comercio com a China via o porto de Canton.
Em 1839 a Inglaterra provocou a “Guerra do Opio” que terminou com um tratado em 1842. A França e a Inglaterra conseguiram direitos extraterritoriais para eles no continente. Dois anos depois os Russos e os Americanos conseguiram os mesmos privilégios. De 1858 ate 1860 mais portos foram abertos e a Igreja recomeçou a sua missão de evangelização. Para os Chineses, os estrangeiros sempre ficaram aqueles invasores incultos e pouco acostumados a lidar com outras culturas. O que ia resultar na “Guerra dos Boxers” em 1900.
Desde a Abertura das fronteiras, China se tornou noticia na Europa. As noticias sobre as inundações, a fome, a insegurança, e as crianças abandonadas se espalharam e a China se tornou um apelo e um desafio para a Igreja.Varias congregações entraram em China, este continente de  400 milhões de habitantes onde Jesus Cristo não era conhecido.
Muitos jovens entenderam o apelo e se prontificraam para ser missionário em China.A Igreja da Europa se prontificou para ajudar a resolver os problemas|Imensos da China.
Em 1839 surgiu em França a Obra para a Propagação da Fé e a Obra para a Santa Infância nasceu em 1842. Obras que mais tarde se tornariam as Obras Pontifícias Missionárias. São estas duas Obras que ajudaram Teófilo Verbist a concretizar, aos poucos, o seu sonho missionário.
TEOFILO, JOVEM SACERDOTE
Teófilo teve suas primeiras tarefas sacedotais no mesmo seminário menor onde ele tinha estudado. Naquela época o seminário contava mais ou menos 200 estudantes, todos internos. No inicio Teófilo cuidava sobretudo da ordem e a disciplina no refeitório e nos dormitórios e acompanhava os estudantes nos passeios. Mais tarde ficava de plantão na sla de estudar. Testemunhas da época dizem que Verbist era um sacerdote muito querido. Em 1849 chega no seminário aquele que será o seu amigo e o primeiro companheiro na congregação Aloísio Van Segvelt.
Não se sabe bem porque mas em 1853, Teófilo foi trasferido para Bruxelas, a capital da Bélgica, como capelão da escola militar. A mãe dele já tinha falecido em 1852 a idade de 56 anos. O pai a seguiria dois anos depois. Naquela época Teófilo morava na casa do seu irmão Edmundo que era advogado em Bruxelas.
Alem  de capelão na escola militar, onde o clima de trabalho não era dos mais agradáveis devido a indiferença religiosa e ate mesmo hostilidade dos professores.Teófilo era também diretor das Irmãs de Notre Dame, perto d escola militar. Depois do casamento do Irmão, Teófilo morava numa casa delas. Desde 1840 estas irmãs tinham mandado varias missionárias para os Estados Unidos. Certas fontes dizem que é na capela das irmãs que teria amadurecido o seu projeto missionário.
SONHO MISSIONARIO
É  difícil dizer mesmo quando nasce um sonho missionário. Assim era também o caso para Teófilo Verbist. Deus chama pelos ocontecimentod da histotia.O clima missionário e os antecedentes missionários deste povo dos  “Países Baixos” , o contato com as Irmãs de Notre Dame que tinham mandado missionárias para o Novo Mundo. A conclusão do tratado Franco-Britanico com a China e conseqüentemente a abertura da China, o surgimento de vários institutos missionários na época...Tudo issso deve ter inspirado Verbist a sonhar “missionariamente”/.
O que mais ajudou ainda, foi a fundação em França de 2 movimentos missionários em 1839 o Obra pela Propagação da Fé e a Obra da Santa infância em 1845. Os dois movimentos se espalharam rapidamente na Bélgica também. É quase por acaso que,em 1859,Verbist entrou em contato com a Santa Infância. Ele visitou a família de Mortier, as duas filhas de Montier trabalhavam como propagandistas do movimento. Verbisy se apaixonou pela obra e se tornou ele mesmo propagandista desta obra.
Em 1860 ele é diretor nacional. Neste tempo já tinha deixado a escola militar.No final de 1860, nasce ao que parece, a idéia de se consagrar ele mesmo para|trabalhar como missionário na china. Ao mesmo tempo descobriu que seu colega e amigo Van Segvelt, estava curtindo o mesmo sonho. Então começaram a sonhar juntos.
O sonho inicial era bem simples fundar um orfanato para crianças abandonadas em China, dirigida por sacerdotes belgas, financiado pela Obra Santa Infância. Verbist escreveu para o cardeal de Mechelem...que achou a idéia irrealizável. O cardeal explicou que a China era devidamente em vários vicariatos ( mais ou menos diocese), confiados cada um a uma congregação religiosa. Seria difícil executar o plano dele sem pertencer a uma congregaçãop. Uma carta da diretoria da Santa Infância respondeu no mesmo sentido.
Então Teófilo e Aloísio começaram a mudar o plano deles conforme os  conselhos recebidos, Mas ficou claro para eles que não iam entrar  numa outra congregação. Queriam conservar a identidade deles de sacerdotes diocesanos da Bélgica. Aceitariam de se colocar sob a autoridade dum bispo local.
Durante este tempo Teófilo tentou de conquistar os bispos da Bélgica para o projeto deles. Eles acabaram de apoiar: se o projeto fosse aprovado pela sacra congregação pela propagação da fé.  O Vaticano respondeu sem demora a carta que os bispos da Bélgica tinham mandada junta com os novos planos de Verbist. A sacra congregação\aprovaria o novo projeto, a condição que:
  • Que houvesse pessoas para garantir a  continuação da obra do envio  dos primeiros missionários.
  • Que houvesse meios financeiros para realiza a obra sem prejudicar os recursos da obra da Santa Infância.
  • Que se criasse um instituto que, no inicio poderia trabalhar sob a autoridade dum bispo do lugar.
  Não se fala mais de abrir um orfanato mas simplesmente de fundar uma congregação. No final de 1861 Verbist começou a divulgar o projeto dele na Belgoca. Logo se apresentaram dois novos candidatos, os sacerdotes Vranckx e Verlinden da mesma diocese de Verbist. Eles se encontraram regularmente e começaram a escrever o estatuto do novo instituto sem de deixar de trabalhar, cada um na sua paróquia.
No inicio de 1862 Teófilo se encontrou com o bispo de Beijing, o lazarista Frances, bispo Mouly. Ele quase prometeu a Verbisty um território na Mongólia onde os padres de sua ongregação estavam trabalhando.Mas, teria que ser conversado ainda com o superior deles... A congregação teria  como objetivo principao a conversão dos pagãos, sobretudo em China e como objetivo especifico a criação dum orfanato para crianças abandonadas.




ANOS DE ESPERA
No inicio de fevereiro de 1862, Teófilo viaja a Roma para se encontrar com o cardeal Barnabo, prefeito da Sacra Congregação para a Propagação da Fé. Verbisy levou todos os documentos, planos e recomendações para ver aprovar o novo projeto. Roma achava o projeto dificilmente realizável. Alem do sob a autoridade dum bispo local. O novo instituto deveria  ter uma organização própria e um território claramente definido, Embora que bispo Mouly já tinha prometido mais ou menos um território, a carta do superior dos Lazaristas demorou a chegar.
O cardeal aconselha então de dar prioridade a organização da Missa na Bélgica mesmo animação da população para a Missa Belga na China, recolher  fundos e erigir um seminário para China e um Noviciado. Para quem estava pronto para partir e so esperava  o so sinal verde do vaticano, a resposta do cardeal deve ter tido para Verbist e os outros companheiros o efeito dum balde de água fria.
Não se desanimaram e começaram a procurar uma casa e fundos para financiar a nova missão. Em abril de 1862 fo1 oferecida uma capela desativada num subúrbio de Bruxelas, num bairro chamado Sheut. Ai perto acharam também uma casa para morar. No 28 de novembro de 1863 foi um ano de propaganda ativa, tanto escrita que falada mas nenhum candidato se apresentou. Aos poucos o fogo pela missão  da população foi diminuindo. Houve impaciência dos católicos belgas com a demora da saída dos missionários e resistência das famílias e das dioceses para deixar sair sacerdotes deles para a nova missão. E, isso foi o mais importante, não houve ainda um território missionário bem definido. Era uma situação difícil. Sem território não dava para sair e precisava deixar sair os primeiros para ter mais candidatos. Verbist manda cartas para Roma, implorando de conceder lhe um território. E Roma acolhendo de ter paciência e prudência.
Em abril de 1864 Verbist viaja para Roma e explicou temos 5 padres, temos dinheiro, temos uma casa. Se a gente não pode partir agora, a gente vai perder a simpatia do povo. Finalmente no|primeiro de setembro de 1864 chegou a carta Boa parte da Mongólia foi colocada aos cuidados paroquiais da nova congregação.
No dia 25 de outubro de 1864, Verbist e companheiros pronunciaram os votos na capela de Scheut. Ia demorar ainda um ano quase ate os missionários conseguirem um passaporte Frances para poder entrar na China. Finalmente, no dia 25 de agosto 1865 a primeira caravana deixou Bruxelas Verbist,Van Segvelt, Vranckx, Hamer e um leigo Splimgaert que ia ajudar a eles. Chegaram em China após 103 dias de viagem. Teófilo nunca mais veria a Bélgica.
SÓ 27 MESES !
Foi uma viagem comprida. Chegaram em Hongkong no dia 30 de outubro. No dia 26 de novembro chegaram a capital imperial Beijing e o final da viagem Siwantze foi atingido no dia 5 de dezembro 1865. Siwantze era a cidade mais importante da área que foi entregue a congregação. O vicariato (diocese) de Siwantze foi erigido em 1840 e administrado pelos padres lazaristas. Cidade de 1000 habitantes, todos católicos. O vicariato contava, fora dos belgas, 7 sacerdotes chineses, umas irmãs chinesas cuidando do orfanato...e muitas dividas.
Era uma área de difícil accesso, sem meios de sobrevivência e de distancias enormes entre as varias localidades. Os belgas (no fundo eram 4 belgas e um holandês) experimentaram logo como eram pouco ou mal informados sobre a realidade. O plano de ter um ano para se ambientar e de estudar a língua não pude ser realizado pois os lazaristas tinham pressa para sair e deixaram os novatos se virarem.
A repartição (sic) dos seminaristas e dos bens criou muita tensão entre as duas congregações. O inicio era difícil não saber se expressar (a não ser por interprete), a solidão, o clima rigoroso, a insegurança e a adapatação não eram fáceis. Tinham planejado fazer pequenas equipes de trabalho mas o numero pequeno de sacerdote e a imensidão da região como também a saída dos padres lazaristas, fizeram que e eles morassem praticamente sozinhos.
Nem a chegada da segunda caravana no dia 27 de novembro de 1866, resolveu o problema. Menos de 6 meses depois de ter recebido estes reforços, o padre Aloísio Van Segvelt, primeiro companheiro e amigo de Teófilo Verbist, morreu do tifo. Três meses depois, o padre Teófilo não conseguiu superar o tifo e faleceu no 23 de fevereiro 1868. Sozinho. Ele estava apenas 27 meses em China. Se tinha 45 anos."




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